09 marzo, 2004

Tráfico de órgãos humanos - Redobrar esforços para trazer a verdade

2004/03/09

Exorta Ministro do Interior, Almerino Manhenje.

O Ministro do Interior, Almerino Manhenje, disse ontem em Maputo que as informações postas a circular sobre o rapto de menores e tráfico de órgãos humanos em algumas províncias do país, com realce para Nampula, requerem das autoridades um redobrar de esforços e vigilância para trazer à superfície a veracidade ou não dos factos que têm vindo a ser reportados, o que só pode ser possível com o engajamento de todos.

Para ele, é necessário que haja serenidade nas pessoas, porque, seguramente, haverá também gente de má fé que vai difundindo um conjunto de informações que apenas fará com que as autoridades despendam esforços em vão na averiguação, desviando-se daquilo que são os objectivos fundamentais para se poder resolver as reais preocupações da população.

Falando na tomada de posse de novos quadros do Comando-Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM) e da Migração, Almerino Manhenje apontou que só desta forma é que se poderá devolver a paz e sossego, por um lado e, ao mesmo tempo, punir-se aqueles que de uma e outra maneira poderão estar envolvidos nestes actos.

Questionado por jornalistas sobre se o assunto não estaria ligado a um eventual jogo político, o ministro do Interior respondeu dizendo que até aqui estamos a trabalhar na base de factos e em função do que formos apurando vamos trazer à superfície aquilo que efectivamente é a realidade e, talvez, aquilo que é a interpretação política que supostamente isso possa ter.

O titular da pasta do Interior disse que a preocupação não é só com relação à província de Nampula, mas também Sofala e Manica. Apontou, por exemplo, que há dias, em Sofala, um menor de quatro anos abandonou a mãe no hospital, o que levou a progenitora a afirmar que se tratava de um rapto, mas na verdade o filho regressou a casa para tomar uma refeição. `Portanto, devemos estar atentos a informações de má-fé, que só visam baralhar cabeças de pessoas e semear pânico, advertiu Manhenje...


T S F

No hay comentarios: