04 marzo, 2004

Corpo de religiosa chega ao RS

Doraci Edinger foi assassinada a golpes de martelo na África dia 21

O corpo da missionária Doraci Edinger chegou ao aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, às 23h45min de ontem. O enterro da religiosa, assassinada no dia 21 em Moçambique, na África, deve ocorrer hoje, às 10h, em São Leopoldo.

A chegada do corpo estava originalmente prevista para as 22h, mas houve um atraso na liberação pela alfandêga no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Foi necessário trocar de avião, o que provocou a demora.

Em Porto Alegre, dois representates da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil aguardavam no aeroporto, acompanhados por familiares. A família da religiosa estava abatida pela demora.

Os pais de Doraci não foram ao Salgado Filho e permaneceram em Novo Hamburgo, onde moram. Depois da chegada do corpo, eles iriam para São Leopoldo, onde será o enterro. O sepultamento deve ocorrer no cemitério da Casa das Diaconisas.

A religiosa de 53 anos foi morta em seu apartamento em Nampula, a golpes de martelo na cabeça. O crime ainda não foi esclarecido pela polícia. Seis pessoas foram presas.

Nascida em Rolante, Doraci dedicou sua vida religiosa aos pobres e doentes. Em 1998 partiu para uma missão em Moçambique. Segundo sua tia, Maria Helena Edinger, desde que chegou ao continente africano, Doraci convivia com ameaças de morte. Ela prestava serviços pastorais e de assistência social à comunidade pobres rurais.

- Ela se esforçou para ensinar à comunidade pobre de Nampula o plantio de pés de caju e distribuiu outras sementes frutíferas, que garantiam subsistência e alimentação para as pessoas - diz.

O presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Walter Altmann, disse que a missionária gaúcha pode ter sido morta por desconfiar dos desvios do dinheiro da missão. Ela teria um encontro com Altmann, no dia 24 de Fevereiro:

- O mandante do crime ou o assassino deve ter presumido que ela ia me revelar algo grave - afirmou.

Jornal Zero Hora

Porto Alegre, 04 de Março de 2004. Edição nº 14074

No hay comentarios: