02 marzo, 2004

CORPO DA LEIGA VAI HOJE PARA O BRASIL

WAMPHULA FAX – 02.03.2004

Assassinada em Nampula


A transladação do cor­po da leiga da igreja Luterana Edoraci Julieta Edger, encontra­da sem vida na sua residência no passado dia 24 de Fevereiro, vai acontecer ainda hoje, segundo as­segurou ao nosso jornal uma fonte ligada aquela congregação religio­sa. O corpo parte hoje de Nampula para Maputo e posteriormente para o Brasil, sua terra natal,

Pelo mundo fora a notícia do assassinato da irmã continua a correr, suscitando enorme repulsa e consternação. O nosso jornal tem vindo a receber e-mails de vários países europeus e america­nos tentando apurar mais informa­ções detalhadas sobre o assunto, sobretudo porque se pensa que a morte esteja ligada a denúncia do tráfego de crianças e órgãos hu­manos, despoletada em Nampula, igualmente por uma leiga.

No ultimo fim de semana de­sembarcaram em Nampula vários jornalistas estrangeiros que vem acompanhar de perto o alegado trafico de crianças e órgãos huma­nos.

Até ontem, o número de pes­soas detidas pela polÍcia em cone­xão com o assassinato da leiga Edoraci era de seis. Dois destes são os guardas do prédio onde residia a vitima e os outros quatro são membros da igreja Luterana que transferiram o corpo da vítima da morgue do Hospital Central para o Hospital Militar sem autori­zação das autoridades policiais quando se aguardava pela autóp­sia.

Fontes próximas dos detidos diz que estes apenas queriam salva guardar a corpo da vítima uma vez que a mor­gue do Hospital Militar tem me­lhores condições de congelamento do que a do Hospital Central.

Por seu turno, os serviços soci­ais do Hospital Central de Nampula dizem que não conheciam o princi­pal responsável pelo corpo e não estavam informados da autópsia.



Nós não conhecíamos o principal responsável do cor­po, e porque as câmaras frigoríficas não oferecem condições concluímos que havia necessi­dade, de facto, de transferi-lo para um outro local mais ade­quado, esclarecem os serviços sociais.

Os resultados da autópsia confirmam que a vitima foi assas­sinada cerca das oito horas do dia 21 de Fevereiro, com golpes na cabeça desferidos por um objecto contundente (eventualmente o martelo encontrado no local do crime). Segundo ainda a autopsia, a vitima não apresentava qualquer sinal de violação.

A polícia diz que o número de detidos pode vir a subir nos próxi­mos dias uma vez que se suspei­ta do envolvimento de mais pes­soas neste crime macabro.

A PRM continua a aliar o cri­me a um eventual desfalque de­tectado na congregação pela lei­ga, envolvendo alguns membros, situação que eventualmente seria denunciada numa reunião a ter lugar na cidade da Beira, wf

No hay comentarios: