19 marzo, 2004

Em Moçambique - Curandeiros não utilizam órgãos humanos

...e não há dados para dizer que a medicina tradicional não cura SIDA.

A chefe do Departamento de Medicina Tradicional no Ministério da Saúde (MISAU), Adelaide Bela Agostinho, em relação a temática dos órgãos humanos e o HIV/SIDA vis-a-vis a medicina afirma que, nos estudos feitos e nas informações em seu poder, nada indica que os curandeiros estejam a usar órgãos humanos no seu trabalho.
Sobre o HIV/SIDA, Bela refere não ter dados para dizer que os médicos tradicionais curam ou não a SIDA. `Não tenho dados para dizer que os médicos tradicionais não tratam a SIDA´.

O que podemos dizer naquilo que respeita á área da medicina tradicional, em termos de tratamento de doenças, é que os médicos tradicionais nunca se fez referência ao uso de órgãos humanos. O que nós sabemos é que os praticantes da medicina tradicional apenas utilizam plantas medicinais, fazendo combinações de várias plantas.

Há casos em que utilizam partes de alguns animais não para o tratamento de certas doenças, mas como crença para ter poder sobrenatural e sorte na vida. Não se pode falar de órgãos humanos para tratamento de doenças. Desde que se fala da medicina tradicional, nunca ouví algum praticante a falar de órgãos humanos.

Nem nas zonas mais remotas de Moçambique, ouví tal referência. Nunca ouví que se pode utilizar o coração, o dedo ou qualquer outro órgão.

Não façamos confusão com o facto de os praticantes da medicina tradicional usarem espíritos. O que nós podemos encontrar são praticantes que dizem que trabalham com os espíritos de seus avôs ou um ancestral da sua família, mas isso não implica que estejam a usar órgãos humanos ou parte de um ser humano para tratar uma doença...

fonte: SAVANA

No hay comentarios: