03 marzo, 2004

IN MEMORIAM DE DORACI

VERTICAL – 03.03.2004

DIALOGANDO

por João CRAVEIRINHA email: joaocraveirinha@yahoo.com.br

(1) TICO DJI BOLILE…À KÉ HÉ NÁ NAU
(O PAÍS CAIU NA PODRIDÃO. NÁO HÁ MAIS RESPEITO)


PROVÉRBIO RONGA DE MAIS DE 100 ANOS


Edoraci Julieta Eger, mais conhecida por Doraci Edinger, foi assassinada em Nampula no dia 23 de Fevereiro de 2004. Pertencia à Igreja Evangélica da Confissão Luterana de Moçambique. Tinha 53 anos e nascera na cidade gaúcha de São Leopoldo segundo o Jornal – O Estado de São Paulo – Brasil e pela Agência Brasil órgão oficial do governo brasileiro de 5ª feira, 26 Fevereiro 2004.

Bem (mas neste caso muito mal), para um/a leitor/a desatentos diriam e depois? Com tantos assassinatos em Moçambique é mais um infelizmente. Mas este caso estaria conotado com o tráfico de órgãos humanos em Moçambique como parte de uma rede mundial e em particular no desaparecimento de crianças. Números oficiais já vão em 53 crianças desaparecidas?

Doraci era natural do Brasil um dos países de crime organizado mais virulentos do mundo. Mas morreu de morte matada e anunciada e não numa das 120 favelas perigosas do Rio de Janeiro, nem numa avenida paulista (cidade de São Paulo). Foi em Moçambique que lhe mataram. País neste momento “nas bocas do mundo”. Até a cantora canadense Celine Dion já sabe deste macabro assunto. Sensível talvez por ser proveniente de uma família de 14 crianças no interior do Quebec, Canadá. Incrível aonde isto já chegou. Celine Dion já vendeu mais de 100 milhões de álbuns musicais no mundo e não sabia onde ficava Moçambique. Soube agora… pela desgraça.

Não há neve em Moçambique mas esta bola de ganância e crime está crescendo em proporções diabolicamente assustadoras. O General CHAOS invadiu Moçambique. Voltamos aos tempos de Gazanculu e do Macombe e do Bonga da Cruz e do Guiguisseca! O que virá a seguir? E o silêncio dos grandes da Terra??

O Bispo da Beira, D. Jaime Gonçalves em entrevista à RTPÁfrica em 27 de Fevereiro 2004, acrescentaria que esses indícios de tráfico de órgãos humanos, raptos e amputações seriam extensivos a todo o país e não só a Nampula. Bem, outra vez mal, não é consolo Nampula não ter o exclusivo, o que é pior do piorio. O Procurador-geral adjunto Rafael Sebastião na mesma Televisão em 23/02/04 diria não haver provas…e em 27/02/04, o Procurador-geral Joaquim Madeira, seria muito impreciso nesta matéria. Mesmo muito impreciso. Na entrevista áudio escutada na Rádio Renascença – emissora católica portuguesa e radiodifundida via satélite em todo o mundo, poderíamos ouvir o Superior da Igreja Evangélica Luterana, Walter Waltman, dizer… a autópsia não revelar violência sexual. E que o móbil do crime também não indicava roubo visto os pertences da missionária que vivia sozinha não terem sido mexidos…Doraci Edinger, teria sido vítima de ameaças de morte anteriormente…A cronologia mais recente destes macabros eventos teria início em 22 de Fevereiro deste ano: - Freira católica brasileira Maria Elilda dos Santos denuncia desaparecimento de crianças em Nampula e corpos mutilados de pessoas para “negócio” de tráfico internacional de órgãos humanos. Sobre esta matéria, mais documentada, consultar site www.macua.com/temp/traficoorgaos.html um site (saite - local na Internet) muito completo e actualizado sobre Moçambique com possibilidade de interlink. Para os que não tem acesso à Internet eis alguns dados datados de 28 Fevereiro: - Detidos 5 elementos pela Polícia de Nampula – 2 são guardas do prédio onde vivia a malograda. 3 Dos detidos são da Congregação da missionária Doraci, detidos por…”obstrução à justiça”…pois haviam transferido sem autorização o corpo da missionária da casa mortuária do Hospital civil para o Hospital militar que possui câmara frigorífica…”Seja como for tinham de informar a polícia e suspeitamos que por trás disso exista mais qualquer coisa”…são frases atribuídas a Xavier Roberto Tocoli, director da Ordem Pública da PRM – polícia de Nampula.

Entretanto através do WAMPHULAFAX um tal casal europeu Gary O’Connor, estaria indiciado no rapto de menores na cidade de Nampula. São donos do projecto de processamento de frangos para exportação denominado GETT, Ltda. Por possuírem congeladores industriais seriam suspeitos de os terem concebido para a conservação de órgãos humanos depois de extraídos. Utilizados actualmente para a conservação de frangos. Anteriormente este projecto entrara em conflito de terras com a população local pois o terreno onde se encontra localizado teria sido eventualmente expropriado. O projecto do negócio dos frangos foi orçado em 1 milhão de dólares EUA e financiado pelo GAPi – Gabinete de Promoção de Investimento na cidade de Nampula. Criados 30 postos de trabalho.

No prosseguimento desta tragédia desmentida por uns e confirmada por outros há a acrescentar que as Rádios locais de Nampula – RM e a Rádio Encontro católica, teriam recebido cartas da Polícia de Investigação Criminal de Nampula, PIC provincial, datadas de 11 e de 18 de Fevereiro 2004, respectivamente. As cartas “exigiriam” a divulgação de suas fontes jornalísticas. Esse pedido policial vinha no sentido de “ facilitar as investigações”. Segundo consta, as Rádios teriam declinado o pedido invocando o artigo 30º da Lei de Imprensa, do Direito dos Jornalistas ao SIGILO PROFISSIONAL que no fundo é uma protecção às fontes e divulgar os nomes iriam expô-las sabe o diabo mais a quê. Coragem tiveram elas em falar. As cartas estariam assinadas pelo director da PIC provincial, Eugénio Balane com visto do Comandante Provincial José Weng San e distribuídas para conhecimento do Governador Provincial o médico Abdul Razak , do Procurador chefe e do Juiz Presidente do Tribunal Judicial de Nampula…(Continua).

No hay comentarios: