01 abril, 2005

Detidos suspeitos da morte de freira

Nampula: missionária luterana brasileira

Três cidadãos moçambicanos foram detidos e estão a aguardar julgamento depois de terem sido acusados de envolvimento no assasinato de uma missionária brasileira da Igreja Luterana, em Fevereiro de 2004, na província de Nampula, Norte de Moçambique – anunciou ontem o procurador local.

O procurador de Nampula, Daniel Magula, afirmou que as autoridades detiveram um elemento da confissão Luterana naquela região do país, o qual é suspeito de ter ordenado a execução de Doraci Edinger, a religiosa assassinada em sua casa, onde vivia sozinha. Logo após o assassínio da missionária, a Polícia da República de Moçambique em Nampula deteve cinco indivíduos por suspeita de envolvimento no caso, três dos quais foram mais tarde libertados por falta de provas, sublinhou Magula.

O cadáver de Doraci Edinger, encontrada morta em sua casa no centro de Nampula, estava em elevado estado de decomposição e apresentava vestígios de ferimentos supostamente resultantes de confrontos com os assassinos.

AJUSTE DE CONTAS

O procurador de Nampula acrescentou que os três indivíduos aguardam julgamento – ainda sem data –, admitindo ainda que mais pessoas estejam envolvidas no caso que, para as autoridades policiais, derivou de um ajuste de contas após denúncias, pela missionária protestante, de uma alegada má gestão de fundos naquela congregação religiosa.

Informações divulgadas após o assassínio de Edinger relacionavam a morte da missionária com supostas denúncias sobre tráfico de órgãos de crianças e adolescentes em Moçambique, iniciadas pela missionária brasileira Maria Elilda dos Santos, que acabou por abandonar o país sob o pretexto de ter recebido ameaças de morte.

CORREIO DA MANHÃ – 01.04.2005

No hay comentarios: