18 febrero, 2005

Doraci Edinger: crime pode ser esclarecido

Quinta, 17 de fevereiro de 2005 - 15h56min

Doraci Edinger: uma vida dedicada ao próximo

No próximo dia 21 de fevereiro o assassinato da irmã Doraci Edinger, em Moçambique, na África, completa um ano e a presidência da IECLB preparou um comunicado à imprensa falando sobre a possibilidade de um desfecho para as investigações do crime.

Abaixo, o comunicado encviando a imprensa:

Comunicado da IECLB à imprensa

1. Ao recordar a passagem, no dia 21 de fevereiro próximo, do primeiro ano da morte da Irmã Doraci J. Edinger, a qual foi assassinada a golpes de martelo em Nampula, Moçambique, a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) deseja expressar sua solidariedade também com a Congregação das religiosas de Notre Dame, com a Igreja Católica e com os familiares da Irmã Dorothy Stang, 73 anos, a qual foi covardemente assassinada no dia 12 de fevereiro, no município de Anapu, Estado do Pará. Coincidentemente, ambas dedicaram sua vida a servir aos mais pobres e ambas eram conhecidas como Dora por quem lhes estava mais próximo.

2. Durante todo esse ano transcorrido, a IECLB acompanhou de todas as formas as investigações do assassinato e prestou toda a cooperação possível para auxiliar na elucidação do crime, fornecendo através de canais competentes os subsídios solicitados pelas autoridades moçambicanas. Entre outras iniciativas, a IECLB enviou diferentes representantes para Moçambique, para um acompanhamento mais direto das investigações. O Pastor Presidente da IECLB acompanhou pessoalmente as investigações iniciais, em Nampula. Rudelmar Bueno de Faria, membro da IECLB que atua no Serviço Global da Federação Luterana Mundial (FLM), com sede em Genebra, Suíça, viajou em setembro para Moçambique, em missão oficial da FLM, a pedido da IECLB. Em novembro, o Pastor Ulrico Sperb, ex-Secretário de Pessoal da IECLB, conhecedor da realidade de Moçambique e da missão na Igreja local, manteve contato com autoridades diplomáticas, judiciais e policiais locais, em nome da Presidência da IECLB. Informações recentes indicam que a investigação pode estar numa fase conclusiva.

3. Agora, dos dias 19 a 21 de fevereiro próximos, o assunto estará em pauta na reunião do Comitê Executivo da FLM, em Genebra, da qual participará o Pastor Presidente da IECLB. Já para a reunião anual do Consórcio de Igrejas de vários países, que apóiam a missão em Moçambique, de 24 a 26 de fevereiro, em Nampula, Moçambique, a IECLB estará enviando àquele país a Irmã Ruthild Brakemeier e o Dr. Milton Laske, assessor jurídico da IECLB. Além da participação na reunião do Consórcio de Igrejas, eles manterão novos contatos oficiais com as autoridades que têm responsabilidade sobre as investigações do assassinato da Irmã Doraci. A IECLB espera que a investigação, de fato, denuncie executores e mandantes do crime, e que estes sejam efetivamente levados a julgamento. Desde o início, a IECLB tem tido a convicção de que há elementos suficientes para a total elucidação do crime.

4. As comunidades da IECLB foram solicitadas a recordar o testemunho da Irmã Doraci nos cultos realizados em todo país nos próximos domingos, intercedendo em oração “pela missão da Igreja em Moçambique e pelo pleno esclarecimento do assassinato da Irmã Doraci”. Renovamos também a solidariedade com os familiares da Irmã Doraci, em particular seu pai e sua mãe, bem como com as demais irmãs da Casa Matriz de Diaconisas, de São Leopoldo / RS.

5. Em relação ao assassinato da Irmã Dorothy Stang no Pará, a IECLB espera que as autoridades brasileiras esclareçam o crime com presteza, levando os responsáveis e mandantes à justiça, e estabeleça o império da lei, da ordem e da justiça social naquela região do país.

6. Chocados e revoltados com toda violência, temos contudo a firme convicção de que o sangue de nenhuma Dora foi vertido em vão. Ao contrário, ele é semente de paz e esperança. Na fé, confessamos que nada pode nos separar de Deus. O amor e a justiça são mais fortes do que a violência e a morte. A obra missionária das Irmãs Doraci J. Edinger e Dorothy Stang foi levada à plenitude pela doação da própria vida aos mais pequeninos deste mundo.

Porto Alegre, 16 de fevereiro de 2005.

Walter Altmann

Pastor Presidente da IECLB

No hay comentarios: